domingo, 31 de julho de 2011

E quase deu 70... por cento

Nestor Vidal obteve 68,62% dos votos contra 23,82 conquistados por Werner Saraiva. Os outros candidatos juntos não chegaram a 8%

Mais que a eleição de um novo prefeito, a população de Magé está comemorando a vitória da democracia. Depois de uma entediante batalha judicial, com a Câmara de Vereadores tentando impedir a eleição suplementar direta, os eleitores escolheram Nestor Vidal do (PMDB) para comandar os destinos de um município com o nome manchado por uma série de desmandos e denúncias de corrupção. Nestor foi eleito com 81.189 votos (68,62), derrotando o candidato da família Cozzolino, Werner Saraiva (PTdoB), que obteve 28.179 votos (23,82%). Concorreram ainda Álvaro Alencar (PT), Genivaldo Ferreira Nogueira, o Batata (PPS), Ezaquiel Siqueira (PCdoB) e Octaciano Gomes (PSOL), que juntos não obtiveram 8% dos votos apurados. Álvaro teve 5.548 votos, Batata 1921, Octaciano 996 e Ezaquiel 481 votos.
A eleição aconteceu sob um forte esquema de segurança, no qual foram empregados 720 homens, três helicópteros e 150 viaturas. O pleito foi acompanhado de perto pelo presidente do TRE, desembargador Luiz Sweiter. A população aprovou o esquema de policiamento, mas lamentou a falta de civilidade de respeito por parte de membros do governo, que durante toda a campanha tentaram impor o apoio ao candidato Werner Saraiva.
“Essa vitória não é minha, não é da minha equipe de trabalho, não é do PMDB. Essa vitória é de todo o povo de Magé e todos podem estar certos de trabalharemos unidos no propósito de reescrever a história do município”, afirmou Vidal.
O presidente do TRE, desembargador Luiz Sveiter, afirmou que na próxima quinta-feira o colegiado vai se reunir para definir a data da posse, que, segundo afirmou, será o mais breve possível. “O pleito aconteceu de forma tranqüila. Saiu vencedor o candidato que o povo entendeu como o melhor. Foi uma festa da democracia”, afirmou Sveiter.


Nestor Vidal e o presidente do PMDB se cumprimentam depois da vitória

Nestor Vidal é o novo prefeito de Magé.

O candidato do PMDB a prefeitura de Magé, Nestor Vidal, venceu as eleições de hoje. A computação dos votos feita até agora já aponta o peemedebista com vencedor, devendo ultrapassar a marca de 60% dos votos. Ainda hoje esse jornalista informará o resultado completo da votação, candidato por candidato. Na próxima quinta-feira, informou o desembargador Luiz Zveiter, o colegiado do TRE vai se reunir para definir a data da posse.

Tudo em paz.

Ainda faltam 2h10 para o encerramento da votação em Magé. De acordo com o TRE, tudo transcorre dentro da normalidade e os casos registrados pela polícia foram são casos isolados. Até as 20h os mageenses já deverão conhecer seu novo prefeito.

Tubarão livre.

O vereador Rafael Tubarão não chegou a ser levado ao 34º BPM. Ele foi liberado lá mesmo no local onde foi encontrado. Trata-se de um bar onde a Polícia Federal apreendeu várias máquinas de caça-níqueis.

Tubarão ainda não chegou ao 34º BPM

O vereador Rafael Tubarão ainda não foi levado para a sede do 34º BPM. Ele continua sendo ouvido no local onde fora detido. Há informações de que um outro vereado de Magé teria sido detido, mas isso ainda não foi confirmado pelo TRE.

Vereador preso em Magé

O vereador Rafael Tubarão acaba de ser preso e está sendo encaminhado nesse momento ao 34º BPM, onde está toda a base da Justiça Eleitoral. Ele foi detido por policiais de fora do município. Tubarão se encontrava em um bingo, onde havia farto material do candidato Werner Saraiva, apoiado pela família Cozzolino

Chefe da guarda de Magé é preso pela corregedoria

O chefe da Guarda Municipal de Magé, Renato Abreu, conhecido como Renatinho PM, está nesse momento prestando depoimento à Corregedoria da Polícia Militar, baseada na sede do 34º BPM. Ele estava com o sargento Pinto no momento da agressão a um jovem ontem, em Piabetá. Renatinho foi preso fazendo panfletagem em favor de Werner Saraiva e está sendo ouvido pelo coronel Ronaldo Meneses. No carro de Renatinho foram encontradas várias armas.
Conforme noticiei ontem o rapaz, de 21 um anos, dirigia um carro da campanha de Nestor Vidal e foi covardemente agredido pelo sargento da PM Pinto. Os dois policiais interceptaram o carro do rapaz na entrada do bairro Ilha, em Piabetá e pediram documentos. Como os policiais estavam a paisana o jovem solicitou que eles se identificassem. Por resposta ganhou um soco na boca.

Dinho faz boca de urna em Raiz da Serra

Quando eu digo que não se pode acreditar numa atuação firme por parte dessa polícia de Magé, o comando não gosta. Vou dar agora a oportunidade de me provarem o contrário. O prefeito interino, Anderson Cozzolino, o Dinho, encontra-se nas proximidades do Colégio Estadual José Veríssimo. Foi acusado de intimidar eleitores e fazer boca de urna. Chegou a ser retirado por fiscais do TRE, mas voltou.



Tranquilidade em Magé


A eleição transcorre de forma tranqüila até agora e não há filas, inclusive no Colégio Estadual José Veressímo, que tem mais de 7,5 mil eleitores. O TRE já recebeu a primeira denúncia de compra de votos. O fiscal Walter Barbosa foi informado de compra de voto nas proximidades da Escola Municipal Pergengina Cozzolino, no bairro Alegria.

Deixem a luz do sol entrar

Bom dia, Magé. Chegou a hora de a esperança derrotar de vez o medo, de a opressão ser mandada para bem longe e de a escuridão ser vencida pelo brilho intenso da verdade. Estou muito feliz por vocês terem conseguido o direito de voltar às urnas para reescrever uma nova história. Daqui vou ficar torcendo para que decidam-se por dias melhores. Espero tê-los ajudado de alguma forma.
Nos últimos dois meses deixei esse espaço todinho para Magé porque entendi ser assim necessário. Os leitores de outras cidades reclamaram bastante, mas a julgar pelas mensagens a mim enviadas, entenderam que Magé tinha de ser prioridade nesse momento. Mageenses, agora é com vocês.
Abram hoje a janela do futuro, plantem seus grãos de sonhos nas urnas. Façam valer o livre direito da escolha. Não se deixem coagir e lembrem-se que a legítima autoridade é de quem anda segundo às leis. Vocês tem seis candidatos. Façam a escolha de acordo com consciência de cada um. Tenham um bom dia e que Deus os conduza pelo caminho da liberdade.

sábado, 30 de julho de 2011

Segurança? Só das equipes de fora

Pelo que estou vendo, Magé não está precisando apenas de mudar de prefeito não. Necessita também trocar o comando do 34º Batalhão da Polícia Militar e com urgência. Sou informado de que na maioria das denúncias feitas hoje ao Batalhão não houve pronta resposta e que em alguns casos de veículos de som fazendo campanha proibida, os policiais chegavam, mandavam desligar o som e ficava tudo por isso mesmo, quando o correto seria a apreensão do veículo. Agora por exemplo, no momento em que escrevo essas linhas, ações de vandalismo estão ocorrendo em Mauá e os policiais nada fazem. Sabem por que? Não tem comando.
Diante dessa complacência, começo a achar que se depender do comando local o esquema de segurança montado para amanhã não será tão eficaz assim. O comando do 34º BPM sabe muito bem quem é quem, mas, ao que tudo indica, opta pela política da boa vizinhança. Talvez seja por isso que Magé caiu de 3ª cidade menos violenta para a 25ª colocação.
Mas fiquem tranqüilos mageenses, pois o comandante geral da gloriosa Polícia Militar já está sendo devidamente informado dessa complacência e nos próximos dias a casa deverá ser devidamente arrumada, pois não se pode brincar com a segurança pública.


O golpe da água 2

Acabo de ser informado de que até as tampas das embalagens de água mineral que os partidários de Werner Saraiva pretendem distribuir amanhã têm o nome e o número do candidato a prefeito pelo PMDB, Nestor Vidal. Isso mostra o “profissionalismo” e a audácia dessa gente que realmente não tem a menor preocupação com a legalidade. Pobre Magé.

O golpe da água

Os advogados do PMDB protocolaram no TRE uma representação a partir de denuncia de que partidários do candidato do governo a Prefeitura de Magé, Werner Saraiva (PTdoB) iriam distribuir amanhã aos eleitores milhares de copos de água de água com adesivos do candidato Nestor Vidal, com o objetivo de impugná-lo.
Por conta disso as equipes de fiscalização foram orientadas a prender qualquer pessoa que for flagrada distribuindo quaisquer tipos de brindes aos eleitores. “Fomos avisados e tomamos a devida providência. Estamos diante de um grupo desesperado para se manter no poder e para isso é capaz de tudo”, disse o presidente do partido no município, Ernani Silva.


Só para refletir

Boa noite amigos. Vou republicar aqui um artigo que escrevi no dia 1º de fevereiro desse ano e o farei para que todos possam parar um pouco para refletir sobre a realidade em que vivem. Esse texto foi acessado 27 mil vezes e recebeu 678 comentários. Volto a ele para que a janela da esperança possa ser aberta amanhã.

“Cá onde mora a esperança (inspirado numa mensagem de Magé)
Quando acordamos pela manhã e nos preparamos par ir ao trabalho, à escola, à faculdade, mesmo que muitos ainda não tenham refletido sobre isso, estamos sendo impelidos pela esperança. Todos nós nos movimentamos assim. Faz parte do dia-a-dia. Não importa o que seja, estamos esperando sempre. Uns esperam pela colheita dos frutos do que se plantou, outros simplesmente a hora de voltar para casa, rotina dos que não enxergam além do próprio nariz, mas até esses esperam por alguma coisa.
Esperança é muito mais que o ato de esperar, vai além de ser uma das virtudes teologais. É mais que acreditar na obtenção de resultados positivos na vida pessoal ou profissional e se torna ainda mais que isso na medida em que a exercitamos com outra palavra: perseverança. A esperança deve fixar morada cá em nosso peito, enquanto que a perseverança, adicionada à constância, à firmeza e à pertinácia, deve se fazer presente em nossos atos e manifestações cotidianas.
Por que escrevo isso? O faço inspirado numa mensagem que recebi hoje à tarde de uma professora. Ela me fala que foi demitida pela Prefeitura de Magé no dia 3 de janeiro. Tem contas para pagar e que os quase R$ 900 que recebia até dezembro do ano passado vão lhe fazer uma falta danada, mas que não vai mais se humilhar, “ficar correndo atrás de vereador” e se submetendo a ordem de “estranhos nos ninhos”, os coordenadores dos postos do Programa Saúde da Família (PSF), “os verdadeiros diretores das escolas da rede municipal de Magé”.
“Caro jornalista, não tenho mais que passar por isso. Perdi o emprego, mas isso não vai me abater. Vou me preparar o suficiente para enfrentar todos os concursos públicos que vierem, mas essa gente nunca mais vai pisar em mim. Semana passada fui a uma reunião e como os submissos falaram mal de você. Eu e minhas colegas ouvimos quietinhas e ai percebemos o quanto seu trabalho é importante. Você incomoda demais a essa gente e percebemos que o que falam é encomendado. Parecem papagaios repetindo aquilo que os donos lhes ensinam a falar. O pior (para eles) é que você os encara de frente. Eles ficam furiosos. Esses Cozzolinos, Elizeu, te odeiam. Muito obrigado por você existir, por nos devolver a esperança que perdíamos no final de cada dia de trabalho por conta das intromissões dos coordenadores dos PSFs numa área que deveria ser de educadores e não de cabos eleitorais”.
Foi o que me escreveu uma professora de 31 anos, que aqui vou chamar de Esperança."

Nota do TRE


Agressão e apreensão de trio elétrico em Magé

O clima foi tenso em Magé na manhã deste sábado, dia 30, véspera das eleições suplementares para a Prefeitura do município. Nas primeiras horas da manhã, a fiscalização recebeu quatro denúncias de agressão a cabos eleitorais do candidato Nestor Vidal, da Coligação "Magé no Rumo Certo" (PMDB, PSDB, PSL e PSC). Segundo o coordenador de fiscalização em Magé, Wagner Leandro Rabello Júnior, as agressões teriam partido de cabos eleitorais do candidato Werner Saraiva, da Coligação "Magé para os mageenses" ( PTdoB e PTC).
"Três denúncias foram feitas por telefone e no quarto caso o agredido compareceu à 148ª ZE, com a boca sangrando, sendo orientado a procurar a 66ª DP para registrar a ocorrência", informou o coordenador. No final da manhã, em ronda pela cidade, os fiscais flagraram um trio elétrico que circulava pelas ruas de Piabetá com o som ligado, em meio a uma carreata de campanha de Werner Saraiva.
 O veículo, que era conduzido por Alexandre Dantas da Silva, foi apreendido e levado para a 1ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, em Duque de Caxias. A infração cometida contraria o parágrafo 10 do artigo 39 da Lei 9504/97, a Lei das Eleições, que proíbe a utilização de trio elétrico em campanha eleitoral, exceto para sonorização de comícios.

Assim agem os covardes

Um jovem de 21 um anos que dirigia um carro de som da campanha de Nestor Vidal foi covardemente agredido pelo sargento da PM Pinto, que estava acompanhando do chefe da Guarda Municipal de Magé, conhecido como Renatinho PM. O caso foi registrado na Delegacia de Piabetá e o rapaz submetido a exame de corpo delito. Os dois policiais interceptaram o carro do rapaz na entrada do bairro Ilha, em Piabetá e pediram documentos. Como os policiais estavam a paisana o jovem solicitou que eles se identificassem. Por resposta ganhou um soco na boca.
Esse tipo de coisa acontece porque o comando do Batalhão da Polícia Militar em Magé já deveria ter sido trocado há muito tempo, por conta da complacência com que assiste boa parte dos seus comandados servindo a família que pensa ser dona da cidade.

Álvaro e a grande família

Vinha me negando a ver a candidatura do vereador Álvaro Alencar (PT) como braço da chapa oficial do governo, formada pelos também vereadores, Werner Saraiva e Paulo Roberto Portugal, mas hoje sou obrigado a concordar com os críticos da candidatura dele, vendo-a como uma extensão dos apoiados por Dinho e suas manas. Álvaro passou a maior parte de sua campanha batendo em apenas um candidato. Esqueceu a chapa apoiada pelos Cozzolinos e tome pedra em cima do candidato líder das pesquisas. Ora, ele não é oposição? Parece que deixou de ser.
Tomei conhecimento agora a pouco, de um panfleto no qual faz duras acusações contra o líder das pesquisas, mesmo sem poder provar nenhuma delas. Isso está me parecendo sabe o que? Uma maneira de dizer ao governo que ele está fazendo o que pode para tirar votos do principal adversário, mas está difícil, porque o cara é como omelete: quanto mais se bate nele, mais ele cresce. Resta então fazer uma pergunta: O que leva o candidato do PT a livrar o candidato do governo?
Álvaro, segundo a pesquisa do Instituto Informa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 101904/2011, tem apenas 3,7% das intenções de votos e fica dando tiro de festim em quem tem 50,5%. Essas pancadas em nada lhe beneficia, pois a essa altura do campeonato só um milagre daria a Álvaro os votos necessários para fazer frente ao líder. Como quem faz milagre é Deus e o Pai Supremo não se mete em política, fica a impressão de que Alencar quer mesmo é beneficiar Werner.
Gente, como as coisas estão nesse ponto, não preciso ter bola de cristal para ver Álvaro Alencar na Câmara fazendo ao líder das pesquisas, se esse vencer a eleição, a oposição que ele deixou de fazer a Dinho e a seus iguais.

Pesquisa aponta Nestor na liderança em Magé com 50,5%

O candidato a prefeito de Magé pelo PMDB, Nestor Vidal, lidera a disputa com quase o dobro de intenções de votos do segundo colocado, o vereador Werner Saraiva (PTdoB). É o que revela pesquisa realizada pelo Instituto Informa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 101904/2011. A margem de erro é de 3.90% para mais ou para menos.
De acordo com a consulta, Nestor Vidal tem 50,5% contra 27,6% de Werner. A pesquisa mostra ainda que as candidaturas de Álvaro Alencar (PT) e de Genivaldo Ferreira Nogueira, o Batata (PPS), não decolaram. A consulta confere a Álvaro 3,7% das intenções de votos e 1,7% a Batata.
Ainda segundo a pesquisa, os candidatos Ezequiel Siqueira (PCdoB) e Octaciano Gomes Ramos, o Piano (PSOL), não somaram 1% juntos.  Ezaquiel tem 0,5% e Octaciano 0,3%. O resultado revela também que 8,4% dos eleitores consultados pretendem anular o voto e 2,5% ainda estão indecisos.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

TSE rejeita dois recursos contra eleição em Magé

Vocês se lembram que eu publiquei aqui que o presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Franco Pereira, o Leonardo da Vila, havia afirmado que não impetraria mais nenhum recurso contra a eleição marcada para este domingo pelo TRE? Pois é, ele não cumpriu com a palavra.
No dia 22 o procurador geral da Câmara, Fernando Abrahão, entrou com uma ação cautelar para tentar evitar o pleito, mas como das outras vezes se deu mal. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, rejeitou o recurso. Também hoje o TSE, com decisão do mesmo ministro,  negou seguimento à ação cautelar proposta em nome do ex-prefeito  Rozan Gomes da Silva, ficando mantida a eleição suplementar de domingo.
Esse recurso foi impetrado sem autorização do ex-prefeito, que relatou à Procuradoria Geral de Justiça não ter assinado nenhuma procuração para isso. Agora parece que eles aprenderam que o limite é a lei.

Promotoria investiga possível sabotagem em Magé

O Ministério Público vai apurar possível sabotagem contra o candidato do PMDB a Prefeitura de Magé, Nestor Vidal, no caso de uma apreensão de dinheiro numa casa localizada no bairro Fragoso. A informação foi veiculada agora a pouco na primeira edição do RJTV da Rede Globo de Televisão. A apreensão foi feita na tarde de ontem, quando fiscais do TRE foram checar denúncia anônima de que na casa, que seria de uma pessoa da coordenação de campanha do candidato do PMDB, teria sido escondida uma mala com R$ 500 mil.
A equipe de fiscalização do TRE apreendeu R$ 29.600,00. O suposto cabo eleitoral negou que atuasse na campanha e disse que guardava o dinheiro em casa por não poder ter conta bancária. O nome morador vinha sendo mantido em sigilo por decisão judicial, mas já foi divulgado hoje tratar-se de uma mulher, Renata Tuller, que foi secretária de Ação Social na gestão de Núbia Cozzolino e chegou a ser presa na Operação Uniforme Fantasma. Renata é cunhada de um segurança do presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo da Vila, conhecido como Peixe, que chegou a morar no mesmo terreno.

Segurança em Magé terá 720 homens

O esquema de segurança montado para dar tranqüilidade aos eleitores e coibir possíveis abusos de candidatos e seus cabos eleitorais na eleição suplementar marcada para este domingo em Magé, contará com um total de 720 homens, mais 100 viaturas e três helicópteros. Serão 40 agentes da Polícia Federal, 30 da Polícia Rodoviária Federal, 120 policiais civis e 530 militares, inclusive do Bope e do Batalhão de Choque.
 "Vamos ser enérgicos e prender qualquer pessoa que esteja em situação suspeita", afirmou o presidente do TRE, desembargador Luiz Zveiter, que decidiu instalar um gabinete de gerenciamento da sede do 34º BPM. Além do forte esquema de segurança, está sendo montado um de suporte para emergência em caso de falta de luz. A concessionária de energia elétrica Ampla também disponibilizará geradores e equipes de manutenção.

Voto obrigatório
A Justiça Eleitoral lembra que o voto é obrigatório e que os que não comparecerem para votar, se não justificarem a ausência, terão pagar multa. O esclarecimento se faz necessário por que o grupo que vem tentando evitar a realização do pleito andou espalhando para os eleitores mais humildes que ninguém seria obrigado a votar.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

TRE apreende cerca de R$ 30 mil em Magé

Em operação para checar a denúncia de que na casa de uma pessoa que seria da coordenação de campanha do candidato do PMDB à Prefeitura de Magé, Nestor Vidal e que teria R$ 500 mil guardados, uma equipe de fiscalização do TRE apreendeu R$ 29.600,00. O suposto cabo eleitoral negou que atuasse na campanha e disse que guardava o dinheiro em casa por não poder ter conta bancária.
O nome morador da casa, que fica no bairro Fragoso, está sendo mantido em sigilo por decisão judicial, mas já se sabe tratar-se de um ex-secretário do governo Núbia Cozzolino e que no mesmo terreno dessa residência mora um segurança do presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo da Vila, conhecido como Peixe. Na casa não foi apreendido nenhum material de campanha de Nestor.

Mais uma ação desesperada

Olá amigos. Magé não está vivendo um momento político, mas uma guerra desencandeada pelos que se acham donos da cidade, gente que pensa estar acima do bem e do mal. Destesto essa classificação, mas hoje tenho de reconhecer que esse município está mesmo sob o domínio do mal, pois, como se não bastassem as coações e ameaças, hoje inventaram uma nova aí na cidade. Copiaram – mal e porcamente – a minha página na internet e inventaram um blog e alguém, tentando se passar por mim, posta notícias falsas, falando até numa pesquisa fajuta. As providências já foram tomadas. A Polícia Federal já está em campo. Mas vamos ao que interessa e deixemos essa coisa pequena pra lá, porque quem se encarrega de bandido é a polícia. O elizeupires.com é único e não apela para as inverdades que sustentam os inimigos da lei.
O fato é que a coisa está feia para os inimigos da democracia. Hoje o TRE esteve na Câmara de Vereadores para se certificar de que um novo golpe não seria dado, pois hoje é o dia 28 de junho, data em que os que estão com medo das urnas diziam que iria acontecer o que seria a salvação desse (des) governo. Não aconteceu nem vai acontecer nada, pois Magé não é a casa da mãe Joana e a lei tem de ser respeitada.
Apesar dos Cozzolinos, de Leonardo da Vila e do procurador Fernando Abrahão, a eleição acontecerá domingo e se dará de forma direta. É o povo quem vai decidir e viva a democracia!


Ex-prefeito nega recurso contra eleição

Rozan Gomes afirmou para a Procuradoria Geral de Justiça que não assinou procuração nem autorizou ninguém a impetrar recurso em Brasília

Uma nova tentativa de evitar a eleição suplementar para prefeito de Magé marcada pelo TRE e confirmada pelo TSE para o próximo domingo será objeto de uma ampla investigação. É que às 17h48 de terça-feira um recurso pedindo a suspensão do efeito da resolução do TRE marcando a eleição, em processo patrocinado pelos Flávio Eduardo Wanderley Britto, Ricardo Mauricio Rodrigues Alves de Carvalho, Cristiane Rodrigues Britto e  Carla de Oliveira Rodrigues, foi impetrada no TSE em nome do ex-prefeito Rozan Gomes, como se ele estivesse pleiteando o retorno à Prefeitura, contestando uma cassação já transitada em julgado. Como Rozan disse que não assinou nenhuma procuração para que o recurso fosse impetrado, a Procuradoria Geral de Justiça entrou no circuito ontem e começou a acompanhar o trâmite do processo no TSE.
O primeiro passo da Procuradoria foi interpelar o ex-prefeito, o que foi feito ontem à tarde. Rozan foi indagado sobre o recurso e respondeu que não assinou nenhuma procuração nesse sentido e que sequer pretende questionar a decisão que lhe cassou o mandato, por entender que o processo já foi encerrado. O ex-prefeito também respondeu à Procuradoria que não tomou nenhuma iniciativa para tentar impedir a eleição que vai acontecer domingo. A resposta de Rozan foi encaminhada ontem mesmo para Brasília e os advogados que aparecem como patronos nesse processo terão de explicar se existe uma procuração e se existe quem a assinou, já que o ex-prefeito respondeu oficialmente à Procuradoria Geral de Justiça que não o fez. O esclarecimento de Rozan é suficiente para que o recurso seja arquivado, uma vez que foi impetrado em seu nome, mas sem o seu conhecimento e autorização.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ameaça de morte em Magé

Quando estiver reunido amanhã em Magé com as autoridades de segurança pública o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Zveiter, será comunicado de um suposto plano para assassinar o candidato a prefeito do PMDB, Nestor Vidal. O comando da campanha foi avisado agora à noite que a idéia seria assassinar Nestor e logo em seguida o candidato do PPS, Genivaldo Ferreira Nogueira, o Batata, para tentar tumultuar as investigações.
Segundo o presidente do partido, Ernani Silva, a idéia é atribuir a Batata o assassinato de Nestor e depois jogar a responsabilidade da morte de Batata em cima do pessoal de Nestor, como se tivesse ocorrido uma vingança. A segurança de Vidal foi reforçada e ele deverá ficar longe das ruas, aparecendo somente para votar no domingo, sob um forte esquema de segurança.

Eleição em Magé terá segurança total

Nessa quinta-feira o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Zveiter, se reunirá em Magé com todos os juízes do município, o superintendente da Polícia Federal, delegado Walmir Lemos; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio; a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha; o superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal, Sergio Valente; e o subchefe administrativo da Polícia Civil, delegado Sergio Simões, para tratar do esquema de segurança para a eleição suplementar marcada para o próximo domingo. “Queremos que a eleição seja segura e tranqüila, principalmente para os eleitores. Todos os esforços serão feitos nesse sentido”, afirmou Zveiter. A fiscalização do TRE está fechando o cerco para evitar a compra de votos. O Ministério Público já recebeu várias denúncias sobre a disponibilização de dinheiro para ser distribuído pelos cabos eleitorais. Quem for flagrado aliciando eleitores será preso em flagrante, assim como o eleitor que aceitar dinheiro em troca do voto.

As expressões do medo 2

Vejam só o tamanho do desespero. Na última sexta-feira, por volta das 18h, depois de cumprirem mandado de busca e apreensão na residência do um político de Magé, a equipe de fiscalização da 148ª Zona Eleitoral, passou a ser seguida pelos ocupantes de um Volvo de cor branca, modelo XC60, placa LPW 6255, que era conduzido por uma mulher. O veículo continuou seguindo os policiais e os fiscais, fato que também foi visto na rodovia, pelo fiscal Marcelo Philipp L. de Abreu Vargas que vinham de outra diligência em outro veículo. Fiscais e policiais ficaram no cartório eleitoral até às 20h e quando os carros com os servidores estavam deixando a região para ir embora, verificou-se que a condutora do veículo estava na esquina da rua do cartório (Av. Santos Dumont, esquina com Rua Mário de Brito). O coordenador da fiscalização Wagner Leandro Rabello Junior olhou pelo retrovisor do veículo em que estava e verificou que a mulher estava olhando na direção das placas dos carros dos fiscais e que, assim que começaram a se distanciar ela entrou em seu veículo, quando não foi mais vista.
Na segunda-feira, dia 25, o político que sofrera a diligência esteve no cartório eleitoral para saber os procedimentos de petição do valor que fora apreendido em sua residência, quando então o coordenador de fiscalização Wagner Leandro Rabello Junior, que o atendeu, perguntou sobre o ocorrido em relação a terem sido seguidos. O político afirmou que se tratava da esposa do atual prefeito de Magé: Anderson Cozzolino - para quem o político telefonara durante a diligência em sua residência - e que o nome dela é Alessandra Dias Pacheco, conhecida como Lelê, e que não sabia explicar o motivo de a mesma ter seguido a equipe de fiscalização. Os policiais envolvidos na investigação já apuraram junto ao Detran que o Volvo pertence a Alessandra.

Esclarecimento aos leitores

Amigos de Magé, quero agradecer nesse momento aos que me alertaram sobre comentários veiculados com o meu nome no Extra Online, atacando o candidato a prefeito pelo PMDB, Nestor Vidal. Falei por telefone com a editoria e todos os comentários foram excluídos do site e serão bloqueados todos que forem enviados com o meu nome. O Elizeu Pires não se esconde e não faz jogo sujo. A direção do Extra já foi informada de que meu nome foi usado indevidamente e tomou as devidas providências.

As expressões do medo

As pressões sobre servidores contratados para que eles trabalhem na campanha do candidato do governo à Prefeitura de Magé, por si só, servem para mostrar que os que estão no poder não querem abrir mão dele e estão dispostos a pisar na legalidade para conseguirem seu intento.
Quando as pressões evoluem para coação e ameaça, a leitura que se pode fazer é a de que o desespero arrombou mesmo a porta dos que se acham donos da cidade. Mas isso ainda não quer dizer nada. A certeza de que tudo está perdido fica explícita nas tentativas jurídicas de barrar a eleição e isso fica muito mais nítido quando os aliados do governo saem às ruas para, em jogo sujo, dizerem que o voto não é obrigatório. Hoje, por exemplo, as autoridades estarão debruçadas sobre um recurso que deverá se tornar em mais um caso de polícia, por conta de uma procuração com possível falsificação de assinatura. O bicho vai pegar.
 Acho que nas próximas 48 horas o desespero será ainda maior e os desesperados deverão se superar no esforço contra a derrota iminente. Felizmente as autoridades estão atentas e agindo efetivamente na cidade. Estou falando da Polícia Federal, da Inteligência do Ministério Público e dos olhos eletrônicos da Secretaria de Segurança sobre a cidade. O cerco está tão fechado que já tem gente pensando em pedir habeas corpus preventivo com medo de ir parar na cadeia.
Amigos, as ruas clamam por mudança e os que querem a continuidade por ela estão lutando com todas as armas possíveis e imaginárias. O fato é que até domingo muitas unhas serão roídas, corações sairão pela boca, pois os “donos” da cidade não estão para brincadeira e atropelarão quem estiver pela frente, pois o forte deles nunca foi a legalidade.
 

terça-feira, 26 de julho de 2011

Começou a operação desmonte

Fui informado a pouco de que alguns setores do que deveria ser a administração pública municipal de Magé, mas que confundida como coisa própria dos que mandam e desmandam na cidade, estão sendo desmontados. Me contam que um posto do PSF teve os equipamentos levados em um caminhão da Prefeitura ninguém sabe para onde, o mesmo acontecendo com o posto de atendimento do Procon.
Os bens móveis que se encontrem nessas repartições fazem parte do patrimônio público, assim como os quadros digitais, equipamentos de alta tecnologia comprados para as escolas modelos e que desapareceram misteriosamente do galpão da Secretaria de Educação. Gente, alguém terá de prestar contas disso. Só não podem é cobrar de mim.


Negócios sob suspeita em Magé


Licitações e compras feitas pela Prefeitura estão sendo investigadas

Pelo menos dois vereadores estão sendo investigados pelo Ministério Público por suspeita de envolvimento em licitações para fornecimento de carne e gêneros alimentícios para a Prefeitura de Magé. A promotoria recebeu denúncias de que licitações fraudulentas teriam acontecido nos últimos dias para que pudessem ser gerado recursos financeiros para um esquema de compra de votos na eleição do próximo domingo. Os investigados não tiveram os nomes divulgados e o inquérito, que corre em segredo de justiça, poderá atingir nomes do governo.
O TRE só confirmou ontem a realização de uma operação de busca e apreensão na casa de um dos investigados, na qual foram apreendidos R$ 50 mil, cuja procedência não foi justificada pelo dono da casa.  De acordo com o TRE,  “a  suspeita é de que o dinheiro seria utilizado pela campanha do candidato a prefeito Werner Saraiva para a compra de votos no dia da eleição” e os nomes dos envolvidos serão mantidos sob sigilo “para zelar pela integridade e segurança do político e de sua família, além de garantir o bom andamento do processo”.
Segundo informações recebidas no final da noite de ontem, serão investigadas ainda duas compras feitas pela Prefeitura, que teria adquirido cerca de R$ 4 milhões em areia e comprado mais de R$ 1 milhão em tinta. “Muito dinheiro público tem sido gastado de forma não muito comum em Magé nos últimos meses e terá que ser checado caso por caso, inclusive com a quebra do sigilo fiscal dos fornecedores, para que tudo possa ser esclarecido da melhor maneira possível”, me afirmou a fonte.
Por conta do histórico conturbado de Magé e por causa do grande volume de denúncias de irregularidades com recursos públicos, alguns processos licitatórios deverão ser devassados pelas autoridades. O que vem chamando a atenção do Ministério Público e da Justiça é o esforço incomum, inclusive com a participação da Câmara de Vereadores, para evitar a eleição0 suplementar marcada para o próximo domingo.

Correção

Ao contrário do que fora informado ontem, o agente comunitário de Saúde Anderson Bezerra, o Dinho, preso pela polícia, não é marido de Viviane Santos Alves de Araújo, chefe do posto do Programa Saúde da Família (PSF), do bairro Maria Conga, em Magé, onde Dinho trabalhava.

Aumentam as pressões sobre o ex-prefeito de Magé

Quando pensamos que já vimos de tudo em Magé, os algozes do povo se superam. Já havia noticiado aqui que o ex-prefeito Rozan Gomes estava sendo coagido para assinar uma procuração para que advogados contratados pelos Cozzolinos que estão no poder e não querem deixar a Prefeitura de jeito nenhum, entrassem com um recurso para tentarem impedir a eleição suplementar. Pois é amigos, a coação, me revelou ontem à noite uma fonte ligada a ele, voltou a toda nessa segunda-feira.
O ex-prefeito, me contou a fonte, teria sido procurado pelo próprio prefeito interino e esse teria dito a ele que vai responsabilizá-lo pelo desemprego que por ventura acontecer com a vitória da oposição e pelos contratos que fornecedores amigos virão a perder com a entrada do novo prefeito. Para quem sabe ler...
A manobra jurídica seria tentar suspender o efeito da sentença que o cassou para que Rozan pudesse retornar à Prefeitura e deixar os Cozzolinos a vontade. De acordo com a fonte que ficou mais de meia-hora comigo ao telefone, Rozan está assumindo os riscos e rompeu de vez com a família Cozzolino. “Para Rozan esse processo está encerrado. Ele não assinou nenhuma procuração e nem assinará. Se algum recurso vier a ser impetrado em nome dele podem estar certos de que a assinatura é falsa e isso será transformado em mais um caso de polícia. Rozan entende que a eleição suplementar tem de acontecer e que cabe ao povo escolher o novo prefeito. Sou amigo dele e ele não está sozinho. Se tocarem num fio de cabelo dele ou em alguém de sua família, saberemos muito bem o que fazer”, me garantiu a fonte.
O mais engraçado é que os que estão com medo de perder o poder não pensaram nisso quando praticamente forçaram o prefeito a sair de licença em janeiro e a renovar essa licença em maio. Se fossem mais inteligentes e menos sedentos de poder, não teriam feito isso, pois, segundo alguns juristas, a licença tirada por “livre e espontânea pressão” contribuiu bastante para a marcação de um novo pleito.