terça-feira, 29 de janeiro de 2008

E agora, Picciani?

No final de semana o ex-governador Anthony Garotinho fez, a um grupo de companheiros do PMDB, uma (in) confidência: “Nosso partido fez um péssimo negócio optando por Alair Corrêa em Cabo Frio e o Picciani será cobrado por isso. O Marquinhos está engolindo o bicho papão”.

Um dos companheiros, por sinal também influente no partido, respondeu: “Ainda há tempo de corrigir o erro”.

É esperar para ver.






A ética do governo Lula

Há cinco meses a Comissão de Ética Pública da Presidência da República sugeriu que o presidente Lula a demissão do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, por não ser ético ele ocupar a pasta e ao mesmo tempo a presidência nacional do PT. Entrou num ouvido e saiu no outro.
Agora a comissão enviou para a Controladoria-Geral da União (CGU), documentos revelando que a ministra especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, teria usado cartão de crédito corporativo da Presidência para pagar despesas pessoais, fato muito comum entre os membros do primeiro escalão do governo “ético e honesto” do PT, aquele que, segundo o ex-ministro e ex-deputado José Dirceu (que responde a processo por formação de quadrilha), “não rouba nem deixa roubar”.
Resta saber para que serve essa tal comissão de ética, já que lá no Palácio do Planalto não existe ética nenhuma e as recomendações são sempre ignoradas pelo presidente da República.



Pendurados

Ainda essa semana seis vereadores de Nova Iguaçu podem perder o mandato por infidelidade partidária. Em Rio das Outras quatro parlamentares estão correndo o mesmo risco. Na verdade, quando o ano legislativo for aberto, no dia 15 de fevereiro, poderão estar sendo empossados 97 novos vereadores.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Escolas “mal-assombradas”

Caso dos “alunos fantasmas” de Nova Iguaçu gera processo por improbidade administrativa pode deixar prefeito e secretária de fora das eleições.

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias e a vereadora licenciada e secretária de Educação, Marli Silva Câmara de Freitas (ambos do PT), correm riscos de perder a função pública, os direitos políticos por um período que varia de três a cinco anos, além de serem obrigados a pagar uma multa de até 100 vezes o valor de seus salários, se forem condenados no processo de improbidade administrativa que respondem na 4ª Vara Federal de São João de Meriti, no qual são acusados pelo Ministério Público de terem agido ilegalmente ao matricularem nas escolas da rede municipal de ensino – para receberem recursos a mais do Governo Federal – alunos bolsistas que, na verdade, estudavam em colégios particulares

Ação foi protocolada inicialmente na 1ª Vara Cível de Nova Iguaçu, onde se transformou no processo 2006.038.042.422-9, mas foi remetida à Justiça Federal pela Kátia Cilene da Hora Machado, que, em medida liminar, chegou a determinar afastamento da secretária de Educação. A ação tramita agora com o número 2007.51.10.008358-8. O prefeito e a secretária foram procurados para falar sobre o assunto, mas não retornaram os contatos.

Tudo começou em 2005, quando o prefeito editou o decreto estabelecendo requisição de bens e serviços da rede privada de ensino fundamental, o que não aparentava nada de errado, mas uma investigação feita pelos promotores Alexandre Araújo de Souza, Emiliano Rodrigues Brunet e Flávia Monteiro de Castro, da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva, apontou várias ilegalidades, inclusive o recebimento de forma irregular, por parte da Prefeitura, de recursos repassados pelo Ministério da Educação a partir dessa manobra.




“A Fraude da Página 40”


As investigações foram iniciadas em 2006, partir do lançamento do livro “Governo Lindberg – entre a escola cidadã e a exclusão educacional”, do qual o ex-secretário adjunto de Educação do município e ex-dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Emiliano Araújo, revelou como funciona o esquema de esquentar as matrículas de alunos no Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do Governo Federal subordinado a Ministério da Educação. O caso ficou conhecido como “A Fraude da Página 40”.

De acordo com o que foi apurado, em 2005 18 escolas particulares participaram do esquema, com 1.628 alunos matriculados, recebendo por cada um deles R$ 54. Esses estudantes tinham matrícula dupla, uma na unidade particular e outra na rede municipal, para que a Prefeitura recebesse por ele. No ano seguinte, apurou a promotoria, o esquema passou a contar com 17 colégios particulares e o número de alunos caiu para 1.314.

Pelo esquema a Prefeitura lucrava com os alunos, pois recebia por eles verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF), do Salário Educação, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), mas nada gastava com essas crianças, que, por estarem estudando em escolas particulares, não recebiam benefícios como uniforme, calçados, material didático, merenda e transporte escolar. Isso foi confirmado pela secretária de Educação, que, ao depor no inquérito, evitou chamar esses estudantes de bolsistas. Ela afirmou que os “os alunos beneficiários do sistema de requisição de bens e serviços integram a rede pública e são alunos da rede municipal de ensino, sendo que a Prefeitura somente requisita o serviço educacional às escolas particulares”. Ela afirmou também que “os outros benefícios que os alunos da rede pública possuem, tais como merenda escolar,”




Maus-tratos


O Ministério Público ouviu várias mães de alunos e todas confirmaram que seus filhos tinham duas matrículas, estudavam nas unidades particulares e nunca haviam entrado numa escola municipal. Lília Carla Marques Fernandes contou que sua filha estudou na 1ª e 2ª séries na escola particular Centro Educacional Modelo, mas estava matriculada também na Escola Municipal Compactor. Ela disse que questionou isso e foi chamada pela dona do colégio, que reclamou que o questionamento de Lília atrapalha ela receber os valores devidos pela Prefeitura. A mãe revelou em seu depoimento que depois de sua reclamação sua filha “começou a sofrer retaliações dentro da escola, ficando de castigo sem motivação e sofrendo maus-tratos”.






sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Farinha do mesmo saco

Quando o presidente regional do DEM, deputado federal Rogério Lisboa, anunciou que havia rompido com o prefeito Lindberg Farias (PT) e que o partido, além de lançar candidatura própria a Prefeitura de Nova Iguaçu, faria oposição na Câmara, onde têm nove vereadores, o blog adiantou que poderia tratar-se de apenas mais uma pressão para Lisboa e seus comandados conseguirem mais umas boquinhas no governo. Isso ficou claro essa semana, quando os vereadores do Democratas tiveram uma conversa-de-pé-de-ouvido com Lindberg e, em nome de uma tal governabilidade e em troca de um sem-número de cargos, decidiram que irão votar o orçamento de 2008 sem emenda alguma e com os 30% de remanejamento solicitados pelo prefeito. Vão dar, outra vez, um cheque em branco para Lindberg gastar do jeito que quiser e sem precisar dar satisfaço alguma à Câmara. Eles são assim mesmo. Só brigam para garantir seus próprios interesses, deixando a conta para o povo pagar.






O último a saber

O Brasil inteiro assistiu, essa semana, o bate-boca entre os ministros da Agricultura e do Meio Ambiente, Ronald Stephanes e Marina Silva, com os dois tirando os seus da reta, diante de um patético presidente Lula, que se esforçava para mostra-se surpreso com a notícia de que nos últimos cinco meses – mostram as imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – cerca de sete mil quilômetros quadrados de florestas da Amazônia foram desmatados.

Cobrados pelo presidente, os ministros jogaram um para o outro a responsabilidade. Marina Silva dizia que o desmatamento aumentou por causa do avanço da agricultura sobre a floresta. Stephanes, por sua vez, tratava de desmentir Marina diante das câmeras e microfones. Deixaram claro que não sabem de nada e que lá estão apenas para “tapar o sol com a peneira”.

Sempre tive profunda admiração pela senadora Marina Silva, uma acreana preocupada com a defesa da Amazônia e dos seringais. Agora sinto pena. Marina bate de frente o tempo todo, mas é sempre atropelada pelos demais ministros. Já Stephanes, esse não merece admiração alguma. Está sempre do lado que está mandando.

A ministra do Meio Ambiente culpa expansão do cultivo da soja e das áreas destinadas à pecuária e o fornecimento de árvores para as siderúrgicas de ferro-gusa pelo desmatamento. Também acredita que o aumento do preço da madeira e das commodities estaria tornando o desmatamento ainda mais atraente. A descoberta põe água no chope do governo que por três anos consecutivos comemorou redução da devastação da Amazônia, que, no período de período 2006/2007 havia sido de 11,2 quilômetros quadrados, menos da metade do desmatado em 2003/2004, 27,3 quilômetros quadrados.






quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Memória curta

No ano passado o hoje ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, fez duras críticas ao governo federal e afirmou categoricamente que havia sério risco de ocorrer um apagão no Brasil durante este ano. As coisas mudaram muito. Pelo menos em relação ao pensamento do senador maranhense. Nada foi feito no setor para se evitar o apagão por ele previsto para 2008, mas Lobão já não vê ameaça alguma e diz, imitando o presidente Lula, que essa possibilidade só existe na cabeça de gente pessimista que torce para as coisas darem errado nesse país, onde políticos como ele falam uma coisa quando estão fora e outra muito diferente quando são governo.


Grupo de risco


Além do mensalão e de outros escândalos o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem outra coisa que mancha ainda mais a imagem do Brasil no exterior: 10% dos ministros respondem a processos criminais.

Não era o outro o governo formado por quadrilheiros?






terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Despedida

A professora Marli Freitas deixa a titularidade da Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu nessa terça-feira. É a quarta a passar por lá. Assume o paulista Henrique Johnson, que já atua no município desde o início da administração petista. O novo secretário não encontrará uma situação diferente da herdada por sua antecessora: o caos toma conta de toda a rede municipal, embora o governo federal já tenha repassado cerca de R$ 200 milhões desde janeiro de 2005.
Johnson encontrará médicos e pessoal de apoio cooperados sem receber desde outubro, fornecedores que há um ano não recebem pelos medicamentos e materiais de consumo que venderam. O sucessor também terá um enorme abacaxi para descascar: aquela compra de R$ 1,8 milhão em receituários que nunca chegaram aos postos de saúde.
Esse caso está sendo investigado pelo Ministério Público, que apura denúncia dando conta de que os receituários, na verdade, seriam material de propaganda eleitoral para a campanha de candidatos petistas a deputado e do candidato a governador do Rio de Janeiro, Vladimir Palmeira.


Conflitos internos

E por falar em Marli Freitas, ela e o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha do PT, estão se chutando desde as eleições para o controle do partido. A professora não elegeu o presidente, mas tem a maioria na fiscalização de Ferreira, que, descontente com a derrota, vem tentando mudar o resultado no grito, apelando ao diretório regional.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Muitos gastos, pouco resultado

Um amigo do blog me contou um caso muito sério, coisa que está acontecendo na milionária cidade de Macaé, sustentada pelos royalties do petróleo, mas vítima de uma administração desastrosa, que endividou o município e empacou as ações. Contou entristecida a fonte que no Governo Municipal tem uma tal de Ouvidoria da Saúde, órgão que fica encarregado de marcar os exames e controlar seus pedidos. Disse-me que a tal ouvidoria - que não escuta ninguém e só ouve o grupo que manda no setor -, está com R$ 28 milhões para gastar este ano e que as pessoas de bem, realmente preocupadas com a coisa pública, estão muito preocupadas com a falta de transparência com a qual as coisas estariam sendo resolvidas por lá.

O amigo também está muito preocupado com a rica Mactran, autarquia que deveria cuidar do setor de transporte e do trânsito, mas está mesmo é preocupada em arrecadar com as arapucas eletrônicas que, com a desculpa de fiscalizar o trânsito, espalhou pela cidade. A preocupação maior é com o destino dado aos recursos arrecadados, pois as vias públicas estão tomadas de buracos e em vários pontos os sinais luminosos não funcionam.

Diante disso vão um recado para o prefeito Riverton Mussi:

- Abra o olho! Mostra quem manda, rapaz!




Pois é...


E por falar em Macaé o Ministério Público vai se debruçar sobre uma extensa papelada que dá conta de gastos com o esporte. Tem gente achando que o prefeito Riverton Mussi andou fazendo o que não devia quando decidiu gastar o dinheiro do povo em um determinado clube. É esperar para ver.




Será ?


Essa semana pode sair a decisão judicial sobre a perda de mandato de quatro vereadores de Rio das Ostras. Tem gente que duvida e faz pouco que algum deles vá perder a cadeira.



Alerta


Disparou o alarme no quartel general do pré-candidato à Prefeitura de Cabo Frio, Alair Corrêa, que agora tem muito mais com que se preocupar do que com os próprios cabelos. É que tem figurão do PMDB torcendo o nariz para ele toda vez que é feita uma consulta popular sobre o nome dele.



Dono do poder


Esse pessoal do PT é mesmo estranho. André Ceciliano, prefeito de Paracambi, está de olho no município de Japeri. Quer renunciar no dia 31 de março para disputar a Prefeitura vizinha, mas não aceita deixar o cargo com o vice-prefeito, Jairo dos Santos. Nos bastidores André estaria negociando o cargo para Jairo na Assembléia Legislativa, com salário de R$ 5 mil. Com isso o presidente da Câmara de Vereadores seria o primeiro na linha de sucessão.



Renovação


Pesquisas feitas por associações de moradores de Nova Iguaçu estão tirando o sono da maioria dos 21 vereadores da cidade. Sugerem que o quadro será renovado em pelo menos 80%.



Mal resolvido


A julgar pelas declarações do secretário do Meio Ambiente de Nova Iguaçu, José Augusto Venda, presidente do PV, tem alguma coisa esquisita nesse rompimento do deputado federal Rogério Lisboa (DEM) com o prefeito Lindberg Farias (PT). É que Rogério diz que o PV faz parte de seu bloco na Câmara e apóia sua pré-candidatura a prefeito. Venda afirma que isso não é verdade e quer a legenda vai caminhar com Lindberg.

Quem está falando a verdade?




Barra pesada


Pelo menos quatro prefeitos da Baixada Fluminense poderão ser barrados na caminhada pela reeleição, por coisas cabeludíssimas que estão sendo investigadas. Fontes dão conta que um trator partindo do Poder Judiciário vai passar por cima de muita “gente boa” que andou fazendo besteira com o dinheiro público.




Composição


Dizem lá pelas bandas de São Gonçalo que o deputado federal Edson Ezequiel (PMDB) não será candidato a prefeito e que sua esposa, a deputada estadual Graça Matos estaria negociando uma aliança com a prefeita Aparecida Panisset (PDT).

Altineu Cortes penhoradamente agradece.






quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

No pendura

O município de Macaé, quem diria, está falido. Mesmo faturando alto com os royalties pagos pela Petrobrás, a capital nacional do petróleo está de “pires na mão”. O prefeito Riverton Mussi teve cerca de R$ 700 milhões para gastar em 2007. Achou pouco e fez um empréstimo bancário de R$ 53 milhões, dando os royalties como garantia. O problema é que ninguém sabe em que o dinheiro foi investido, já que as obras estão paralisadas, os fornecedores e prestadores de serviços não foram pagos. O Ministério Público está "antenado" e vem chumbo grosso por aí.

Gasto supérfluo

Na rica Macaé um órgão municipal está com um orçamento de fazer inveja a muitos municípios brasileiros. A tal de Ouvidoria da Saúde, que ninguém sabe para que serve, tem uma dotação de R$ 28 milhões para gastar este ano. Resta saber em que.

Sob risco

Na última terça-feira o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT) deu mostras de que gosta muito da população. Para comemorar os 175 anos da cidade sua administração promoveu um show com a dupla Zezé di Camargo e Luciano. Escolheu para o evento uma área que cabia no máximo cinco mil pessoas, segundo avaliação do Corpo de Bombeiros, que não deu autorização. Resultado: cerca de 20 mil pessoas se acotovelaram no local. Felizmente nada de ruim aconteceu, mas vale registrar que a decisão irresponsável de se realizar o show naquele local deveu-se ao fato de o prefeito precisar mostrar a construção da Universidade da Baixada Fluminense, realizada pelo governo federal, que ele diz ser obra da Prefeitura.






terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Manda quem pode

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), comandante real do Democratas, já avisou que não quer aliança com o PT em lugar nenhum. O recado é para o deputado Rogério Lisboa, que ensaiou uma briguinha em Nova Iguaçu para conseguir um pedaço maior do bolo.

Herança maldita

Os médicos cooperados lotados no Hospital da Posse, o maior da Baixada Fluminense, uma região habitada por cerca de quatro milhões de pessoas, estão há dois meses sem receber. Os vigilantes também. Sendo assim é preciso que o prefeito Lindberg Farias (PT) explique onde e que está gastando os milhões de reais que todos os meses o governo federal repassa ao município para investir no setor de Saúde.

O caos na rede municipal de Saúde é a herança que a secretária Marli Freitas deixa o para seu sucessor, Henrique Johnson, que, pelo sobrenome, deve entender pelo menos um pouco do assunto. Aliás, Nova Iguaçu nunca recebeu tantos recursos para o setor como nos últimos três. O governo federal já repassou pelo menos R$ 200 milhões nesse período.

Alma vendida

Um amigo do blog me contou que o prefeito de Porto Real, Jorge Serfiotis (DEM), “vendeu a alma ao diabo” quando se aliou ao deputado Noel de Carvalho (PMDB). O amigo está preocupado e diz por quê:

- Se o filho de Noel for eleito vereador Serfiotis nunca mais será prefeito na vida.

Ele explica:

- É que depois Noel elegerá o filho presidente da Câmara, preparando-o para ser prefeito em 2012. Aí, adeus Serfiotis!

Então tá!

Mal das pernas

E por falar no deputado Noel de Carvalho, seu filho Sílvio, prefeito de Resende, vai ter muito trabalho para se reeleger. Além da alta rejeição junto aos moradores da cidade, tem contra si oito partidos, legendas que resolveram se unir em torno de um candidato único.

O papai vai ter que se desdobrar...






domingo, 13 de janeiro de 2008

Pois é...

Uma leitora de Porto Alegre acabou de me enviar um e-mail muito carinhoso. Diz que acessa o blog todos os dias, gosta do que lê, mas achou que eu fui muito duro no texto “Sem meias palavras”, que ela acabou de ler, mas diz que em sua cidade alguns petistas agem como os de Nova Iguaçu, “buscando desqualificar quem mete o dedo na ferida”.

Obrigado pelo carinho, Débora.





Sem meias palavras

Quem me acompanha sabe muito bem que não costumo escrever sobre fatos que acontecem comigo. Não sou notícia e não tenho a mínima intenção de ser mais importante que ela. Porém, hoje preciso desabafar-me e peço desculpas aos que gentilmente me lêem, por fazê-lo agora.

Ultimamente tenho ouvido muitas histórias absurdas envolvendo meu nome, contadas por petistas que nunca fizeram nada na vida, mas hoje se acham o máximo, só porque ocupam as boquinhas ricas abertas em Nova Iguaçu pelo ex-estudante profissional, Lindberg Farias. Tocam em meu nome sempre que lêem na Tribuna da Região, jornal que edito, alguma notícia que mostra a verdade que eles fingem desconhecer.

Tem um bobo lá que adora contar uma bravata. Costuma dizer que o jornal está com os dias contados porque o PT irá fechá-lo. Deve ser um idiota mesmo. Não enxerga um palmo a frente do nariz e desconhece que vivemos em estado democrático de direito. O pior é que esse bobalhão se diz líder estudantil. Coitados de seus liderados! Nunca vi esse bestalhão e creio que ele só me conhece de nome e mesmo assim sai por aí falando besteiras.

Tem também uma assessora de Lindberg, que em seu íntimo, deve ter algum problema mal resolvido comigo, porque mesmo só me conhecendo de nome e pelo meu trabalho, vive disparando fofocas. Devo incomodá-la muito, mesmo...

A última dela quase criou uma crise no (des) governo municipal. Envolveu esse jornalista com a ex-secretária de Saúde, Marli Freitas, mas como a verdade sempre aparece, ela acabou passando vexame.

Já fiz dezenas de matérias sobre a administração petista em Nova Iguaçu e nenhuma delas foi contestada até hoje. Em vez de ocuparem o espaço para mostrarem a versão deles, saem por aí falando besteiras. Mas tem um fato curioso. Talvez por me conhecer muito bem, Lindberg não abre a boca para falar sobre mim, deixando o serviço para alguns assessores e mesmo assim, quando esses passam a me conhecer mudam logo de opinião.

Dia desses estava num desses “lava-a-jato” da vida esperando que limpassem o meu carro. Aí chegou um rapaz simpático numa picape e começou a conversar comigo. Ao ouvir meu nome, afirmou:

- Não! Você não é o Elizeu Pires da Tribuna da Região!

- Você não é o que eles dizem!

É Paulinho Arruda, não sou mesmo... e que bom que você é muito diferente deles, estando muito acima dessa meia-dúzia de cegos convenientes, gente de cérebro atrofiado, que costuma julgar os outros por si.








quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Mentir é feio, Lindinho

Li numa revista editada para comemorar os 175 anos de Nova Iguaçu, uma entrevista na qual o prefeito Lindberg Farias (PT) diz que quando ele assumiu a Prefeitura apenas 40% das ruas do município tinham saneamento básico e que ele elevou isso para 60%. Vá mentir assim lá no inferno!

Quem conhece Nova Iguaçu sabe que a realidade de hoje é ainda pior. Lindberg acabou com a Saúde, criou centenas de cargos de confiança para saciar as boquinhas famintas do PT e não cumpriu nem 10% do que prometeu no Programa de Governo que registrou em cartório. A população continua ilhada pelo esgoto que escoa a céu aberto e ele só fez criar ainda mais problemas, pois as empreiteiras que ele contratou para fazer as obras maravilhosas que propaga, paralisou os serviços por falta de pagamento, deixando as vias ainda mais esburacadas ainda.

Toma jeito, sujeito!






Uniformemente



Um amigo do blog contou que o ex-secretário de Comunicação Social de Nova Iguaçu, Rui Aguiar, está com a corda toda lá pelas bandas de Mesquita, disposto mesmo a jogar pesado para demarcar território. Segundo o amigo, Rui, que vai disputar uma vaga de vereador, estaria disposto em ajudar outras candidaturas, para poder controlar pelo menos mais uns dois mandatos, fazendo uma bancada particular. Com essa força, poderia pegar no pé do prefeito, ocupar espaço suficiente para lhe garantir uma eleição majoritária em 2012, quando, ai então, libertaria os vereadores que ajudasse a eleger nas próximas eleições.

Está pensando grande o moço que, quando porta-voz de Lindberg Farias teria dito que com o titular desse blog, o problema tinha de ser resolvido de “outra forma”. Teria falado isso ao saber que esse jornalista não estava interessado nos agrados que o poder costuma oferecer aos que aceitam tornarem-se chapa branca.









O golpe baixo de Lula

Lembro-me muito bem das pesadas críticas que o hoje presidente da República fazia contra a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Durante as duas gestões de FHC Lula dava as ordens e a bancada do PT no Congresso as executava, fazendo de tudo para derrubar o tributo provisório criado para gerar mais recursos para o setor de Saúde. Lula tornou-se presidente e se esqueceu de que era contra a CPMF. Foi reeleito e tratou de prolongá-la por mais um tempo. Como não conseguiu, deu logo um jeitinho: pisou no Poder Legislativo e atropelou a Constituição emitindo um decreto presidencial, elevando a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Pois é, esse é o jeito petista de governar. O PT é o partido que mais falava em respeito à Constituição e ao Congresso Nacional. Falava. Isso é passado. Hoje o importante é garantir as vontades de um presidente, que se pudesse fecharia o Congresso, faria uma outra Constituição, calaria a imprensa e trancafia a oposição no calabouço.

Também recordo que o Lula de ontem detestava o toma-lá-dá-cá, prática da qual tem usado e abusado. Nessa terça-feira e ele recomendou que seus ministros definam o mais rápido possível as nomeações dos cargos de confiança nos comandos de estatais espalhadas pelo país a fora, abrigando os apadrinhados de seus aliados. Com isso pretende facilitar as relações com o Congresso, para que os deputados e senadores que estão no “bolso” do Governo, impeçam movimentações mais fortes contra as medidas que o insaciável presidente tomou para compensar as perdas ocasionadas pelo fim da CPMF.








quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Buscando uma saída honrosa

Caciques do PT estão muito preocupados com o futuro de sua atual maior estrela em território fluminense, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, que andou metendo os pés pelas mãos e se encontra em maus lençóis. Lindberg caiu em desgraça com o DEM que o apoiava em troca de entrar com o candidato a vice-prefeito, quando foi oferecer ao governador Sérgio Cabral a vaga que jogara antes no colo do PSDB.

Conhecido por não cumprir o que trata, o prefeito está praticamente sozinho e até pediu uma aproximação com seu maior adversário, o deputado Nelson Bornier. Temendo por uma derrota feia nas urnas, os petistas estariam buscando uma saída honrosa para Lindberg, o que, segundo eles, poderia ser uma vaga no ministério de Lula, que deverá fazer uma reforma até 31 de março. A idéia é divulgar que o presidente precisa de Farias no Planalto, levando o povo a acreditar que Lindberg, sensibilizado com o convite, resolveu fazer o sacrifício. Contada essa lororota, ele renunciaria ao mandato e tomaria posse numa dessas pastas supérfluas criadas para saciar boquinhas famintas do Partido dos Trabalhadores.

Assim livrariam a “estrela cadente” de um fiasco e deixariam Lindberg aparentemente mais forte para disputar um mandato de deputado federal em 2010, ou, quem sabe, arriscar uma tentativa ao Governo estadual.

É esperar para ver.



Atestado de incompetência

O governador Sérgio Cabral, sempre defensor dos direitos elementares do cidadão, dá uma pisada feia na boa ao querer proibir carona em motocicletas, como medida para evitar assaltos. Erra duas vezes. Pisa na Constituição quando ignora o direito de ir e vir e a fere de novo, sugerindo que todos que andam na garupa de uma moto são bandidos. O governador Fluminense está, na verdade, passando para si mesmo um atestado de incompetência. Sua polícia, marcada por vários casos comprovados de corrupção, não consegue conter a criminalidade e ele, desesperado, parte para esse tipo de medida.

Vou dizer aqui o que ouvi, quando criança, muitas vezes o meu avô Isidro Gomes Monteiro dizer: “Quem não tem competência não se estabelece!”






segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Ganhando no grito

Nessa segunda-feira o pau quebrou no gabinete do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT) e a briga serviu para confirmar o que todos já suspeitavam: Lindberg não manda coisíssima nenhuma.

Uma fonte contou ao titular desse blog que o deputado Rogério Lisboa (DEM) e seu pai, o delegado da Polícia Civil aposentado, Juarez Lisboa, tiveram uma conversa dura com o prefeito. Teriam ido lá para impedir a exoneração de Antonio Araújo Ferreira, o ex-vereador Tuninho da Padaria, dos cargos de secretário de Transporte e presidente da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), homem forte que também controla uma tropa de “fiscais” terceirizados, um pessoal que não tem poder para fiscalizar nada, mas fica nas ruas da cidade atrapalhando a vida de uns ambulantes, facilitando a de outros e só Deus e eles mesmos sabem lá por que fazem isso.

Contou a fonte, que o deputado foi o que menos abriu a boca, deixando a missão para o pai. Quem ouviu os gritos da ante-sala percebeu que a coisa foi mesmo feia, sugerindo que além de não ter autoridade nenhuma sobre essas pessoas, Lindberg não tem coragem para desafiar Rogério e seu pai. Deixou claro isso ao meter a viola no saco e desistir de exonerar Tuninho, deixando-o onde o deputado e seu pai querem.

Pedindo arrego

Revelou ainda a fonte, que logo depois da tal briga Lindberg chamou ao gabinete uma ex-assessora do ex-deputado Itamar Serpa e pediu uma aproximação com o deputado Nelson Bornier, a quem terá de enfrentar nas urnas e pediu com um sotaque carregado:

- Pelo amor de Deus! Me aproxime de Bornier. Sou adversário político dele e não inimigo. Meus inimigos são essas pessoas.

Bornier não recebeu o recado, mas soube do assunto horas depois da briga e mandou logo a resposta:

- Não tem aproximação nenhuma com esse governo que a cada dia afunda mais o município. Só aceiro encontrar Lindberg na transmissão do cargo.





domingo, 6 de janeiro de 2008

Uma previdência de família

O Ministério Público abriu inquérito para investigar duas aposentadorias muito estranhas, uma no valor de R$ 2,6 mil e outra de cerca de R$ 10 mil, concedidas pelo órgão de previdência dos servidores de Cabo Frio, o Ibascaf, de uma maneira, digamos assim, muito familiar, coisa de pai para filho, de irmão para irmão... Os casos são tão gritantes que numa delas o processo andou de trás para frente e, se depender da promotoria, o beneficiário também terá de entrar na máquina no tempo e devolver centavo por centavo.

Parece incrível mas é verdade. Está lá no processo administrativo homologado e ratificado por dois membros da família Corrêa, muito conhecida na cidade onde mandaram por 12 anos. O ex-prefeito Alair Corrêa deu entrada no pedido de aposentadoria no dia 12 de dezembro de 2001 e foi aposentado no dia 26 de outubro do mesmo ano, quando seu filho, Márcio Corrêa, que era presidente da Câmara de Vereadores, assumiu interinamente a Prefeitura.

Tem mais, a aposentadoria de Alair, está lá no processo, tramitou em tempo recorde: em um dia recebeu todos os pareceres favoráveis e a decisão final foi tomada por uma contadora, que na época, além de ocupar uma diretoria do Ibascaf, tinha procuração para cuidar dos negócios particulares do ex-prefeito. Dias depois o benefício foi homologado por Achiles Corrêa, que comandou o Ibascaf e foi secretário de Administração. Achiles também foi aposentado pela previdência municipal, com um benefício de cerca de R$ 10 mil.

Quem detectou o plano de aposentadoria familiar é o vereador Jânio Mendes. Ele debruçou sobre a lista de aposentados e pensionistas do Ibascaf e está descobrindo coisas muito suspeitas. Se as irregularidades forem confirmadas pelo Ministério Público muitos benefícios concedidos até dezembro de 2004 poderão ser anulados. Por conta disso tem muita gente com insônia na cidade.






terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Mitos ameaçados

O PMDB e o PSDB são os partidos que mais fazem pesquisas para acompanhar as intenções de votos nos municípios fluminenses mais ricos. As consultas fechadas em dezembro deixaram os tucanos preocupados com o quadro em Macaé e felizes com o que por ora se constata em Duque de Caxias e Cabo Frio, onde o PSDB venceria hoje com José Camilo dos Santos, o Zito e com Marquinhos Mendes, prefeito eleito pelo PMDB que se mostra desconfortável com a situação do deputado Alair Corrêa, nome que o partido julgava ser “pule de dez”.

As consultas revelam que os mitos estão caindo e nanico PSC já acedeu o alerta: achava que o ex-prefeito Alcebíades Sabino bateria fácil o atual prefeito, o peemedebista Carlos Augusto. Embora Sabino fique propalando por ai que tem o dobro do adversário nas pesquisas, os números mostram o contrário: Sabino não é o bicho-papão que se imaginava, assim como Alair Corrêa não assusta seu maior adversário e Sílvio Lopes não terá moleza com o sobrinho Riverton em Macaé.

Tive acesso às últimas pesquisas e vejo que o PMDB entristecido em Duque de Caxias e Cabo Frio, feliz em Rio das Ostras e Macaé, dá saltos de alegria em Nova Iguaçu e vê grandes chances de vitória em São João de Meriti. No caso de Cabo Frio, contou-me uma raposa felpuda do partido, a dor gerada pelo resultado das consultas torna-se maior, porque o prefeito Marquinhos Mendes foi obrigado a deixar os quadros peemedebistas para dar lugar a um Alair que a cada dia se mostra mais enfraquecido. Segundo a felpuda raposa, os números de Cabo Frio abalam a estruturas do partido e já provocou uma rachadura bem grande.






Ano Novo, prefeitos novos!Ou não!

No primeiro artigo do ano quero primeiro saudar 2008. Que seja um bom ano para todos que escolherem um bom caminho e um péssimo ano para aqueles que teimam em escolher os caminhos aparentemente mais fáceis, mas que, cedo ou tarde, experimentam as conseqüências. Não quero parecer fatalista logo no início de 2008, mas é bom estarmos preparados para tudo. Afinal, não se trata de um ano qualquer. Trata-se de um ano eleitoral. Portanto, caros amigos leitores: está aberta temporada de caça e, lamento informar, nós eleitores, somos a própria!

Eles, os candidatos, vão fazer de tudo para conseguir de cada um de nós o que mais querem, o voto. Assim como o namorado galante que trata muito bem a menina virgem até conseguir o que quer (se é que vocês me entendem) e depois a desprezam. Não atendem mais seus telefonemas, não recebem mais seus recados e até bloqueiam seus emails no computador. A diferença entre nós e essas meninas sonhadoras é uma só: não somos mais virgens! Já passamos por outras tantas eleições e precisamos ter aprendido alguma coisa. Ora, bolas! Eles não podem continuar nos enganado tão facilmente.

Portanto, amigas e amigos leitores e leitoras desse artigo. Esse pode ser um ano (desculpem a repetição da palavra) diferente dos outros. Podemos mudar a história de nossas cidades. Podemos mostrar para eles que, finalmente, aprendemos a escolher e valorizar os nossos votos. Aprendemos que estamos elegendo um representante por quatro anos e não um marido ou um amante ou mesmo um amigo. Estamos elegendo um administrador, uma pessoa capaz de administrar nosso dinheiro com a maior honestidade possível. Um funcionário qualificado para um emprego temporário com direito a prorrogação por mais quatro anos, apenas isso.

Mas, se errarmos novamente porque acreditamos demais, porque nos deixamos levar pelas aparências, então, mesmo assim, ainda teremos uma saída. Poderemos acompanhar de perto essa administração. Poderemos exigir que ele ou ela atenda nossos telefonemas. A lei (pode parecer que não mas é verdade) nos dá essa alternativa. É bom aprendermos de uma vez por todas: não somos presas indefesas desses mentirosos profissionais. Temos como nos defender deles. Só não podemos cometer o segundo erro que é o da omissão.

Portanto, é bom nos prepararmos bem para 2008. A propaganda eleitoral na televisão é um bom instrumento. Mas, nesses tempos de internet , temos outros bons caminhos para acompanhar a trajetória de nosso candidato. Um dos meios é procurar no site do Tribunal de Justiça. Um candidato com muitos processos deve ser observado de perto. Outra maneira é ouvir todos os discursos com muita calma. Muitas acusações vão aparecer. Precisamos saber se é possível confirmá-las ou se o adversário está apenas tentando manchar a reputação do outro. Diante disso, é o que podemos fazer, pelo menos por enquanto. Então, boa sorte a todos nós!